Muitas pessoas tem ideas erradas de uma dieta à base de plantas ou vegana. Uma dela é que é caro e isso é muito longe da verdade. O custo das minhas compras diminuiu bastante depois que eu passei a seguir essa dieta.
Claro que se você comprar comida pronta, vai sair mais caro. Além disso, várias marcas se aproveitam da ideia de que vegano=saudável pra cobrar mais por seus produtos. A verdade é que com as informações certas, é fácil seguir uma dieta à base de plantas saudável e se manter no orçamento. Essas são algumas das minha dicas preferidas.
Aproveite o máximo da dieta à base de plantas
A dieta à base de plantas tem vários benefícios comprovados, como reduzir os níveis de açúcar no sangue e a pressão sanguínea, mas se a sua dieta não for balanceada, você não vai ver muitos benefícios. Não dá pra comer comida industrializada o tempo todo e querer ser saudável, muito menos economizar. O que vai te ajudar a ser mais saudável e economizar é comer comida fresca, não industrializada e de preferência feita em casa.
Aprenda a cozinhar
Isso é verdade pra todo mundo: cozinhar em casa é uma das maiores economias que você pode fazer. Muita gente não tem tempo pra cozinhar e outros não gostam de cozinhar. Mas se você está comprometido a ter uma alimentação saudável e economizar no processo, esse é um passo crucial. Por isso, você precisa de encontrar uma alternativa que funcione pra você.
Apesar de adorar cozinhar, eu nem sempre tenho tempo ou disposição pra fazer comida todos os dias, principalmente durante a semana. Minha alternativa é cozinhar no final de semana e congelar as porções para durante a semana. Mesmo quando eu tenho comida suficiente pra semana seguinte, eu sempre faço alguma coisa diferente no fim de semana. Assim eu sempre tenho variedade e refeições prontas quando eu tiver com fome. Afinal, quantas vezes você já pediu comida só porque era mais fácil?
Invista em eletrodomésticos que você vai usar
Você decidiu que vai cozinhar. Maravilha! Mas vamos simplificar as coisas. Não é porque você se comprometeu a ter uma alimentação saudável e econômica que você vai passar seu fim de semana inteiro na cozinha. Apesar de ter vários eletrodomésticos, incluindo uma máquina de sorvete que eu uso duas ou três vezes no verão, meu InstantPot e meu processor são indispensáveis. Então, se seu orçamento ou espaço são limitados, invista no que vai realmente te ajudar na cozinha.
Compre produtos locais
Quando eu morava no Brasil eu ia na feira toda semana pra comprar frutas, verduras e legumes. Eu amava achar ingredientes diferentes e experimentar coisas novas. Além disso, eu estava ajudando os pequenos agricultores da região e comendo o que estava disponível naquela estação. Quando eu mudei pra Toronto, a falta de variedade foi um pouco chocante. Sim, você encontra tudo aqui, mas eu me recuso a pagar $2 por uma manga. Então eu aprendi a ir por outros caminhos. Eu tento comprar na minha vizinhança. Sempre tem uma lojinha pequena e eu me surpreendi quanto eu economiza comprando nessas lojas. Isso também me ajudou a ter mais variedade no meu cardápio, já que geralmente o que está disponível na loja são produtos da época.
Encontre um meio termo
É fácil pra outra pessoa dizer que você deve fazer uma coisa ou outra, mas só você sabe suas restrições de tempo e recursos. O mais importante é encontrar um meio termo. Pergunte a você mesmo: o que é mais importante pra mim – tempo, esforço ou conveniência? A resposta vai ajudar a escolher o melhor caminho pra você. Eu detestava fazer manteiga de amêndoas em casa. Por isso agora eu compro. A diferença de preço entre as amêndoas e a manteiga de amêndoa é tão insignificante que não compensava todo os esforço de fazer em casa.
Pesquise
Eu gosto de variedade, mas eu não quero gastar um centavo a mais do que o necessário. Então eu faço meu dever de casa e faço minhas compras em lojas diferentes. Eu aproveito promoções, lojas de atacado e cupons. Se eu posso comprar tudo o que eu quero e ainda economizar no processo, melhor ainda!
Compre alimentos básicos em atacado
Eu quero que meu dia-a-dia seja o mais simples possível. Por isso sempre que eu posso eu compro em atacado. Principalmente grãos já que eu não importo de cozinhar e eles são grande fonte de proteína na minha dieta. Eu comprei um saco de grão-de-bico há sete meses por $8 e eu acho que ainda tem metade. Não tem como errar gastando $10 por um ano de grão-de-bico. O mesmo vale pra feijão, lentilha, frutas secas, oleaginosas e sementes. Se é algo que eu uso sempre e não vai estragar, eu compre um quantidade.
E você? O que fazer pra economizar? Compartilhe nos comentários.