Eu mudei minha alimentação completamente há alguns anos e eu emagreci bastante. Infelizmente, eu tive alguns problemas de saúde nos últimos dois anos e eu acabei engordando muito.

Pra piorar a situação, nos últimos meses de 2020 eu enfiei o pé na jaca. Eu cozinhei como se minha saúde não importasse, e nota-se. Depois de alguns dias comendo tudo o que eu queria, meu corpo estava pedindo frutas, verduras e legumes. Eu passei a me sentir cansada, fiquei mais mal-humorada que de costume e eu não estava dormindo direito.

Eu me dei um prazo pra acabar com isso: 4 de janeiro. Com meus problemas de saúde resolvidos, esse é o momento perfeito pra fazer um detox e voltar a ter controle sobre o meu corpo. De maneira geral, minha dieta é balanceada, mas eu preciso me livrar de alguns hábito ruins e incorporar outros na minha dieta.

O que eu vou mudar?

Farinha de trigo

Farinha de trigo foi uma das primeiras coisas que eu tirei da minha dieta quando eu resolvi emagrecer e eu normalmente não como. Mas depois de assistir vários programas de culinária, eu fiz vários pães e depois de alguns dias, dá pra ver o resultado. A boa notícia é que depois de alguns dias sem comer farinha de trigo, seu corpo volta ao normal.

Como eu vou colocar em prática: Eu não sou fã de farinha sem glúten. Eu prefiro farinhas com mais fibras e mais nutritivas como trigo vermelho, coco e aveia.

Açúcar

Meu corpo não reage bem a açúcar. Depois de comer por alguns dias, eu fiquei mais ansiosa, com desejo de comer doce e comendo só por comer. É difícil tirar açúcar da dieta, mas depois de fazer uma vez, fica mauito mais fácil fazer de novo.

Como eu vou colocar em prática: Eu como fruta de sobremesa quando eu estou fazendo detox, mas se eu estiver com muita vontade de comer doce, eu como frutas secas or faço uma sobremesa adoçada naturalmente (sou muito fã de tâmaras).

Verduras

Eu tento comer pelo menos 3 xícaras de verduras todos os dias. Mas durante as festas de fim de ano eu penso em toda a ceia e só lembro da salada quando eu estou jantando. Assim que eu começo a comer verduras de novo, eu sinto a diferença. Elas não só acrescentam fibra à dieta, mas também ajudam a comer menos, já que elas ajudam na saciedade.

Como eu vou colocar em prática: A primeira coisa que eu faço quando eu preparo meu prato é encher metade com salada. O resto do espaço é pro resto da comida.

Comer mais proteína

Essa é a área que eu preciso melhorar mais. Eu como proteína suficiente no café da manhã, com manteiga de oleaginosas e sementes de cânhamo, e no almoço, com bastante leguminosas. Mas no jantar, eu não sou muito boa. No verão é fácil – smoothies! Mas no inverno, eu tenho problema em fazer alguma coisa que não seja muito pesada e que me dê energia suficiente pra fazer exercício na manhã seguinte – já que eu só tomo café da manhã depois do exercício.

Como eu vou colocar em prática: Eu tenho várias receitas balanceadas pro jantar. A única coisa que falta é colocar em prática.

Cozinhar mais

Variedade e sabor são muito importantes pra mim e eu amo cozinhar. Tem combinação melhor? A melhor parte de cozinhar é que você sabe exatamente o que vai na sua comida, então não tem porque se preocupar se a comida é vegana, no meu caso, ou ser bombardeada com açúcares escondidos e conservantes.

Como eu vou colocar em prática: Dando uso aos livros de culinária que eu ganhei de natal!

E você? O que vai mudar na sua alimentação esse ano?

Recommended Articles

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *