A única coisa que eu aprendi sobre comida vegana no curso de gastronomia, além de um aioli não muito bom, foi essa receita de bolinho de lentilha.
Como sempre, eu mudei um pouco a receita (o bolinho original era frito, algo que eu não como), mas ainda assim eles são muito saborosos e essa versão é bem mais saudável.
É uma receita bastante simples, mas precisa de um pouco de planejamento já que as lentilhas tem que ficar de molho, senão não há como processá-las. Mas assim que isso está feito, todo o resto leva menos de 15 minutos, mais tempo de forno.
Eu usei lentilhas vermelhas, mas lentilhas verdes também funcionam. A única diferença é que elas precisam ficar de molho por um pouco mais de tempo, mas textura e sabor são bem parecidos.
Bolinho de lentilha
Equipment
- Processador
Ingredients
- 1 xícara lentilhas vermelhas
- 1 xícara água
- 1½ colheres de chá sal
- 1 cebola média
- 4 colheres de chá gengibre fresco ralado
- 2 colheres de chá cuminho moído
- ½ colher de chá cardamomo moído
- ½ colher de chá canela moída
- ½ colher de chá pimenta da Jamaica moída
- 10 ramos coentro, salsa ou hortelã
- ¼ xícara amêndoas, pinoli ou semente de girassol
Instructions
- Coloque as lentilhas de molho na água por uma hora. Depois disso, coe a água que sobrou.
- Enquanto espera pelas lentilhas, corte grosseiramente a cebola e rale o gengibre (já que a receita é processada, às vezes eu só corto o gengibre grosseiramente).
- Corte em fatias finas a salsa (que eu usei para essa receita, mas eu já fiz com coentro e hortelã e o resultado fica bom de que qualquer maneira) e corte grosseiramente a oleaginosa de sua preferência. Eu gosto de usar semente de girassol porque elas são muito mais baratas e eu costumo ter bastante em casa.
- Num processador, adicione as lentilhas já sem água, a cebola, o gengibre e os temperos.
- Adicione a salsa e a semente de girassol e misture com uma espátula.
- Faça pequenas bolas ou coloque a massa e pressione até que estaja plana em uma assadeira.
- Asse no forno a 175ºC (350ºF) por cerca de 35 minutos.
- Você pode serví-las como entrada, com um bom dip, or comer como substituto de carne se você for vegetariano ou vegano. De qualquer maneira, essa receita é espetacular!